Ideias de como montar um home office no quarto
18/02/2022
Ideias de como montar um home office no quarto
18/02/2022

Cozinha com ilha - Solução moderna para ampliar esse espaço

 

Quem gosta de cozinhar, muito provavelmente já cogitou a hipótese de investir em uma cozinha com ilha central. As razões são compreensíveis: esse elemento é muito prático, otimiza os trabalhos na cozinha e ainda faz isso sem deixar o aspecto contemporâneo e moderno de lado.

Valorização de espaços

A cozinha com ilha, inspirada pelo estilo americano, tem como principal característica a valorização dos espaços. Ela é capaz, por exemplo, de trazer a sensação de que ambientes pequenos são muito mais amplos do que efetivamente são. Além do mais, as ilhas são protagonistas do ambiente central e protagonista da casa, se tornando o verdadeiro “coração” da mesma.

Pensando em apostar nesse tipo de espaço? Então confira a seguir dicas valiosas para instalar a sua cozinha com ilha em casa ou no apartamento.

Crédito imagens: Cinthia Claro Arquitetura

Dicas para projetar a sua ilha de cozinha

1. Atente-se aos detalhes de altura e atributos Quais detalhes você quer em sua cozinha com ilha? Deseja uma pia? Vai colocar uma bancada para refeições ou apenas um espaço para preparação dos alimentos? Instalará coifa ou não? E o cooktop? Já em relação à altura estima-se que esse espaço precisa ter entre 0,90 a 1,10 metro de altura para que seja confortável para a maioria dos moradores.

2. E o tamanho da cozinha? Influencia? Diretamente – já que é necessário pensar, sobretudo, na circulação dos moradores e demais pessoas nos arredores da ilha, assim como na distância dela do resto dos móveis. Não à toa, em apartamentos muito pequenos seu projeto pode se tornar até inviável. Recomenda-se para uma circulação confortável um espaço de pelo menos 0,70 m para o restante dos móveis.

3. Não ignore a iluminação Qualquer função realizada na bancada da ilha exige o que? Iluminação específica e direta nela. Sendo assim, quando pensar no projeto, não se esqueça desse tópico. Os modelos pendentes são os mais comuns em ilhas e, não à toa, o mercado está cheio de opções com diferentes tamanhos e estilos.

4. E nem mesmo o armazenamento Principalmente para quem não tem uma cozinha enorme o armazenamento deve ser levado em consideração na hora de projetar a ilha do ambiente. Nela podem ser embutidos armários e gavetas para melhor aproveitamento de espaço. Banquetas e armários são boas escolhas para um ambiente mais bonito e funcional.

5. Qual o melhor material? É fato que a ilha da cozinha deve seguir o mesmo estilo do restante do ambiente. O recomendado, no entanto, é revesti-la com aço inoxidável ou pedras, já que eles são mais práticos para limpeza e podem ser adaptados aos mais variados usos.

Crédito imagens: Pinterest

Benefícios da ilha na cozinha

Se você ainda está na dúvida de investir nesse tipo de projeto, segue abaixo algumas das vantagens.

•Integração: espaço capaz de unificar a cozinha;

•Muito mais amplitude: aumentando o espaço, a circulação, diminuindo as paredes;

•Mais assentos: acrescentando banquetas para refeições mais ágeis ou unificar a ilha à mesa;

•Organização: mais um espaço para preparar alimentos ou armazenar utensílio.

Crédito imagens: Cinthia Claro Arquitetura

Para ler outros conteúdos como este, não deixe de acessar nosso blog. Nele, estamos sempre publicando artigos que podem enriquecer mais seus conhecimentos e facilitar o dia a dia.

Nossa equipe está à disposição também para mais orientações sobre esse e todos os outros assuntos destacados no nosso site. Fique à vontade e consulte nossos serviços!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parallax background
×