
Reforma de Apartamento: Por onde Começar?
15/07/2019
3 erros mais comuns em reformas de apartamentos
29/07/2019
Reforma de Apartamento: Por onde Começar?
15/07/2019
3 erros mais comuns em reformas de apartamentos
29/07/2019O que é um projeto luminotécnico?

O projeto luminotécnico é tão divertido quanto importante. Escolher a iluminação perfeita para o ambiente é algo extremamente agradável, mas também é preciso muito estudo e uma análise detalhada para encontrar a iluminação ideal. Esse tipo de projeto consiste em ilustrar o posicionamento e o acabamento das fontes de luz de um espaço, sendo uma das etapas finais para dar a “cara” do ambiente.
Qual a importância do projeto luminotécnico?
O projeto luminotécnico é fundamental para dar a “cara” do ambiente. Ele pode ressaltar os detalhes da arquitetura e da decoração, assim como trazer mais personalidade para o espaço. Pode ajudar a ressaltar um quadro posicionado na parede ou uma planta para trazer uma aparência mais natural para o ambiente, por exemplo.
Além disso, este projeto também pode ter impacto direto no bem-estar e no conforto de quem irá usar o ambiente. Seja um espaço para leitura, trabalho ou, até mesmo, para impedir que a luz faça um reflexo na televisão. Esse estudo também irá contribuir para que o ambiente seja o mais agradável possível.
O que considerar em um projeto Luminotécnico?
É fundamental ter o máximo de capricho com o projeto luminotécnico e tomar o todo o cuidado para trazer os melhores resultados possíveis. O primeiro passo, evidentemente, é o desejo dos donos e de quem irá usar o ambiente. É preciso considerar os lugares onde mais se quer chamar a atenção e onde deverão estar os pontos de foco.

É preciso diferenciar também os ambientes externos e internos, já que cada um tem a sua solução e necessidade no quesito da iluminação. Por exemplo, em uma área externa com piscina ou churrasqueira, é fundamental ter um caminho iluminado para que as pessoas caminhem com segurança.
Também é interessante considerar os materiais e as próprias lâmpadas, visto que é importante aumentar a sua durabilidade e vida útil, além de trazer opções mais sustentáveis. Por fim, também é importante considerar os tipos de luminosidade ideal para cada ambiente.
Os tipos de iluminação
É importante conhecer estes conceitos para saber aplicar o melhor para cada ocasião. No total são 3:
Difusa: é a mais comum, utilizada em salas, quartos ou banheiros. Seu objetivo é distribuir a luz de maneira uniforme por todo o ambiente;Direta: como o nome diz, é aquela em que a luz incide diretamente sobre um ponto. O objetivo é trazer mais destaque para um objeto de decoração ou para um espaço mais específico;
Indireta: é aquela em que a luz é refletida por uma superfície branca. Seu objetivo é criar ambientes mais intimistas.
Para se inspirar
Existem diversas ideias e projetos luminotécnicos que podem ajudar os decoradores e os arquitetos a se inspirarem. Por exemplo, para uma sala de estar com uma grande janela pode ser aproveitada a luz natural, complementando uma decoração naturalista, com iluminação artificial apenas para iluminar certos pontos.

Já em um quarto, a iluminação pode ser suave e confortável, já que o objetivo desse ambiente é relaxar. O que é o oposto de um escritório, em que a iluminação deve ser forte, mas não tanto a ponto de trazer desconforto para quem irá usá-lo. Neste caso, é preciso encontrar o equilíbrio ideal.
Por isso, o projeto luminotécnico é tão importante. Ele não somente pode realçar a beleza e as características de cada cômodo, como também pode ser uma peça fundamental para cumprir com o seu objetivo.

Deixe um comentário