Os 7 erros mais comuns em salas de jantar
19/11/2019
Dicas de decoração para lavabos pequenos
14/01/2020
Os 7 erros mais comuns em salas de jantar
19/11/2019
Dicas de decoração para lavabos pequenos
14/01/2020

Horta em apartamento. Por onde começar?

Por que não cultivar uma horta em apartamento? Falta de espaço? Atualmente isso não é mais desculpa. Basta digitar no Google "Horta em apartamento" para se deparar com uma série de sites e blogs com dicas e fotos incríveis para concretizar esta bela ideia nos apartamentos mais apertados.

Mas, claro, é necessária muita pesquisa antes de começar a cultivar suas plantas, para que elas não morram por motivos evitáveis. Aqui neste post, vamos ver o mínimo que é preciso saber inicialmente, e também ideias para viabilizar uma horta em apartamento. Continue lendo!

Cuidados essenciais

Em primeiro lugar, pense sobre quais espécies gostaria de cultivar. É muito comum a criação de uma horta de temperos, principalmente por quem gosta de cozinhar. Mas também valem verduras, legumes, flores. Se for para usar na cozinha, o ideal é ter em mente quais plantas você e sua família mais consomem.

Em seguida, pesquise ao máximo sobre as espécies do seu interesse:

Tipo de clima;
Possíveis variedades cultivadas na sua região;
Tempo de crescimento e época de colheita;
Frequência de rega;
Necessidade de poda e de sol (quantas horas por dia).

Por falar nisso, selecione um lugar em que bata Sol pelo menos de quatro a seis horas por dia, de preferência durante a manhã, quando os raios são mais fracos – estude também a posição deles e dos vasos, porque estes não devem ficar muito expostos o tempo todo, sob risco de as plantas secarem. Outra opção é utilizar a iluminação artificial de lâmpadas especiais ou estufas domésticas, cuja luz também serve para a fotossíntese. Por tudo isso, também é interessante escolher plantas que tenham características semelhantes.

Ideias para organizar a horta

Vasos na mesa: para quem dispõe de mesas, bancadas ou mesmo uma floreira na varanda.
Vasos na parede: para quem tem pouco espaço, mas uma parede sobrando, pode ser interessante fixar os vasos nela.
Vasos suspensos: para quem não tem nem espaço nem parede sobrando, é possível pendurar os vasos do teto, com cordas ou correntes.
Modo tradicional: cultivar num espaço do seu jardim ou quintal. Nesse caso, será preciso capinar e adubar a terra antes de plantar.

Tipos de vasos

No mercado existem vasos de barro, cerâmica, madeira, vidro, etc. Mas, se você não quiser gastar com eles, pode aproveitar o que você tem em casa: garrafas pet cortadas ao meio, potes de margarina ou de compota, latas de milho, e até copos ou canecas. É um dos momentos de criatividade oferecidos pelo cultivo em casa.

Apenas é preciso, para qualquer vaso a ser utilizado, que ele tenha um buraco embaixo, para escoar água, a fim de que as raízes não apodreçam por seu excesso. Assim, eles podem ficar dentro de jardineiras ou porta-vasos. No caso de horta suspensa, essa água que sai dos vasos superiores é usada para molhar as plantas que ficam embaixo.

Benefícios da horta em apartamento

O mais óbvio é: obtenção de comida mais saudável. - Cultivar plantas é uma atividade que alivia o estresse e exige dedicação, atenção e paciência. - A criatividade encontra nova força, pois, além de se poder investir em vasos diferentes, criar o cantinho especial no mínimo vai dar lições de como reaproveitar um espaço, pouco importando seu tamanho. A horta em apartamento deve ser funcional e decorativa. - Faz parte da decoração, portanto alegra qualquer ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parallax background
×