Boiserie – O que é e como usar
11/06/2021
Conheça o Japandi, tendência minimalista de decoração
25/06/2021
Boiserie – O que é e como usar
11/06/2021
Conheça o Japandi, tendência minimalista de decoração
25/06/2021

Dicas para iniciar um projeto para Consultório Odontológico 

Existem algumas etapas a se pensar para elaborar um bom projeto para um consultório odontológico, que se iniciam desde o tamanho necessário para as salas de atendimento e de espera, até considerar os equipamentos essenciais para o exercício da profissão.

Para te ajudar a pensar em tudo isso, separamos algumas dicas, que vão te auxiliar tanto na hora de colocar tudo no planejamento, quanto nos momentos de executar o que se planejou.

Escolha bem o imóvel

A primeira coisa a se pensar é onde o seu consultório vai se localizar. É interessante buscar um lugar que tenha um bom fluxo de pessoas, mas que também esteja de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária.

O espaço mínimo de sua sala de atendimento deve ser de 10 m², para que o trabalho seja bem-feito e proporcione uma boa mobilidade para o profissional. Já o banheiro deve ter um sanitário para portadores de necessidades especiais, com dimensões mínimas de 1,5 m x 1,7 m.

Junto com estes requisitos, também é muito importante ter uma área de cerca de 2 m² destinada para o depósito de material de limpeza.

Importante também lembrar qual o perfil de seus pacientes, se são crianças, o lúdico deve estar presente e se forem adultos, uma decoração "clean" é sempre uma linha para seguir, isso por que esse tipo de decoração dá uma sensação de conforto e de limpeza.

Invista em uma boa decoração interna

Uma sala de espera é, por vezes, o ambiente em que o paciente mais fica, já que o atendimento propriamente dito pode ser bem rápido. Então é muito importante investir em uma decoração bonita e aconchegante.

A ideia central é deixar quem estiver nela mais tranquilo, e para isso indicamos as cores mais neutras e claras, tanto para os móveis, quanto para o piso em si. A luz deve ser mais discreta e, se possível, deixe uma música ambiente e/ou uma televisão para que todos se distraiam.

Já para o atendimento clínico, o ideal é ter luzes brancas e superfícies impermeáveis, que são locais mais fáceis de serem limpos e desinfetados. A iluminação deve ser própria para evitar a fadiga visual, tanto do paciente quanto do profissional que está atuando no consultório.

Equipamento para atendimento

Como citamos no início, existem equipamentos essenciais para que os dentistas possam atuar, então é preciso levar em consideração que eles precisam do seu espaço no local do atendimento.

Os principais são: cadeiras, fotopolimerizador, compressor, raio X, kit alta e baixa rotação. Além destes existem outros como anestésicos, cimentos cirúrgicos, selantes etc.

O uso de cada um varia de acordo com a especialidade do profissional e da clínica.

Se você gostou dessas dicas, visite nosso portfólio e encontre uma variedade de opções para o seu espaço. Não perca tempo e conheça melhor o nosso trabalho.

Fonte imagens: Pinterest


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parallax background
×