Como decorar a parede de sua TV
13/09/2020Reforma de apartamento pequeno. Confira 6 dicas preciosas
27/09/2020Como decorar a parede de sua TV
13/09/2020Reforma de apartamento pequeno. Confira 6 dicas preciosas
27/09/2020Dicas de como integrar sua sala com sua varanda Gourmet
Uma saída para apartamentos com metragens menores (que tem sido comuns no ramo imobiliário atualmente) é integrar a varanda gourmet com os ambientes internos como a sala de estar, por exemplo.
Essa é uma alternativa para dar um aspecto maior ao ambiente e ao mesmo tempo aproximar as pessoas que estejam em sua casa, estimulando a convivência. Atualmente, existem diversas plantas decoradas que já vem com essa proposta integrativa e com soluções realmente inspiradoras.
Obviamente essa integração deve fazer sentido para você e para seus objetivos e não ser feita apenas porque está na moda. Se você quer integrar os ambientes e aproveitar melhor os espaços do seu imóvel, essa é a solução perfeita.
Porém, se você não quer que o cheiro da churrasqueira da sacada gourmet entre para o interior do apartamento, é melhor repensar essa ideia.
Mas calma! Se você está cogitando reformar e integrar ambos os ambientes, vamos ajudá-lo com algumas dicas. Confira!
Esteja a par das normas do condomínio
Parece algo simples, não é mesmo? Mas alterar espaços definidos em planta muitas vezes requer a consulta junto ao condomínio. Seja por questões estruturais ou por normas relacionadas ao nivelamento de piso, envidraçamento, retirada de caixilhos etc.
Muitos condomínios são exigentes em relação à fachada do prédio, impedindo alterações, por exemplo. Nesse caso, fechar a sacada pode não ser possível. Por isso, sempre procure o aconselhamento do síndico para essa reforma.
Aposte no envidraçamento
Como a varanda estará integrada ao ambiente interno do apartamento, o vento e a chuva podem entrar com tudo para dentro. O envidraçamento é o ideal para proteger o ambiente de chuvas e ventos.
Além disso, é uma forma de proteger o ambiente e ao mesmo tempo não interferir na fachada do edifício, já que o fechamento será transparente.
Analise a temperatura
Ao integrar ambos os ambientes, é comum que as pessoas queiram inserir o ar-condicionado também na varanda (já que o sol bate com mais intensidade na mesma), porém, esse espaço não foi projetado para receber esse tipo de equipamento.
Por isso, é preciso contar com acompanhamento profissional para analisar a capacidade da estrutura elétrica para atender esta demanda.
Capriche na decoração
A decoração faz parte do projeto de integração desses ambientes, mesmo que seus conceitos não sejam os mesmos em termos de design – um é externo e outro interno.
Escolha mobiliários que combinem e se integrem visualmente e evite mobiliários muito altos que anulem a sensação de expansão do ambiente.
Também procure usar o mesmo piso na varanda e na sala, a fim de, literalmente, integrar os ambientes.
Não abandone a divisória
Apesar de integrar ambos os ambientes, existem situações em que separá-los se faz necessário, como para isolar o ambiente interno do frio, impedir que o cachorro ou que a criança fique na sacada, isolar o som de um ambiente para o outro, entre outros motivos. Para isso, lance mãe das divisórias retráteis!
Gostou das nossas dicas? Que tal conferir outros textos sobre decoração, otimização de espaços, pintura e muito mais em nosso blog? Você também pode entrar em contato para um fazer seu orçamento sem compromisso.
Deixe um comentário