Psicologia das cores – Como escolher a melhor cor para cada ambiente da sua casa.
20/05/2021
Qual o tipo de deck ideal para sua casa
03/06/2021
Psicologia das cores – Como escolher a melhor cor para cada ambiente da sua casa.
20/05/2021
Qual o tipo de deck ideal para sua casa
03/06/2021

Cortina de vidro para varandas e sacadas - Moderno e sofisticado

Com a extensão crescente de espaços urbanos, a sensação de enclausuramento na selva de pedra costuma aparecer. Sabe-se também que a aquisição de imóveis maiores é dificultada por conta de valores exorbitantes.

Qual seria então a solução para criar espaços amplos em ambientes compactos? O envidraçamento das sacadas! As cortinas de vidro além de muito modernas e sofisticadas produzem amplitude e extensão.

Além da segurança tanto para crianças quanto para os pets, tal implementação deixa à mostra toda a vista do cenário urbano que paredes e cortinas de tecido costumam esconder. Essa opção é perfeita para ampliar os espaços sociais e também para controle de temperatura e diminuição de ruídos externos, por exemplo.

Quais os cuidados preciso ter?

Essa escolha depende de qual for sua maior necessidade. Além de uma vista mais ampla, algumas outras vantagens podem ser atrativas. Para quem tem filhos e também os pets, por exemplo, o envidraçamento pode trazer uma maior segurança, sua resistência à impactos, além disso, pode ser útil para dias de ventos e chuvas fortes, dependendo do material utilizado.

É necessário ter em mente, também, que nem todo imóvel pode ser apto a essa instalação. Em determinados condomínios, é necessária uma avaliação ou permissão para tal, tendo em vista a padronização da fachada do imóvel. Isso tende a definir tamanho, modelo e até cor da cortina utilizada.

Ao mesmo tempo, é essencial contratar uma empresa especializada no serviço, pois é preciso conhecer a fundo especificações para integração dos sistemas de fechamento, de acordo com a NBR 16259 de 2014 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece critérios técnicos de avaliação do sistema, tendo em vista tipo de abertura, resistência à pressão e impactos.

Escolha do melhor sistema

Para esta instalação, é necessário se ter em mente a variedade de materiais e sistemas. No Brasil, o mais utilizado é o fechamento do piso ao teto, que consiste em uma instalação pelo lado externo da mureta do apartamento ou para dentro do guarda-copo. Outra opção, também muito utilizada, é o envidraçamento composto por perfis e painéis fixados no guarda-copo e na viga.

Já no caso do vidro, existe a opção de aminado ou temperado. A característica principal do primeiro é que, em caso de quebra, os fragmentos ficam presos. Isso, por um lado, promove mais segurança. O vidro temperado, por sua vez, acaba sendo mais resistente a impactos frontais por exemplo. Ao quebrar, forma pequenos fragmentos.

Esta escolha geralmente está atrelada ao tipo de pé direito do imóvel, influenciando fortemente o projeto. Em apartamentos mais modernos, por exemplo, pés direitos duplos estão bastante presentes, assim considerados quando a altura destes ultrapassa 5 metros de altura. O que pode diferir, neste caso, é apenas a quantidade de placas utilizadas, bem como de trilhos, perfis e rolamentos.

Além do tipo de vidro, sua disposição pode fazer uma grande diferença. Em alguns casos, é possível dividir a movimentação de painéis em dois sentidos para, assim, não criar um volume muito grande que possa atrapalhar a dinâmica do espaço do ambiente.

Procurando por mais dicas de decoração e projetos para seu cantinho?

Para ler outros conteúdos como este, não deixe de acessar nosso blog. Combinado?

Nele, estamos sempre publicando artigos que podem enriquecer mais seus conhecimentos e facilitar seu dia a dia.

Imagens fonte: Pinterest


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parallax background
×