Hall de entrada organizado
29/04/2021Psicologia das cores – Como escolher a melhor cor para cada ambiente da sua casa.
20/05/2021Hall de entrada organizado
29/04/2021Psicologia das cores – Como escolher a melhor cor para cada ambiente da sua casa.
20/05/2021Conheça tudo sobre jardins verticais
Tendência no mundo todo, os jardins verticais chegaram no Brasil para ficar. Com as cidades cada vez mais lotadas, as “paredes verdes” ganharam o coração de quem gosta do toque natural dentro do lar ou até mesmo no ambiente corporativo. Que tal conhecer tudo sobre essa intervenção paisagística?
O que é exatamente?
Os jardins verticais consistem no cultivo de plantas e flores naturais ou artificiais na parede, tanto em ambientes internos como nos externos.
Essas estruturas são feitas com materiais leves e, atualmente, existem quatro principais tipos:
1. Natural: como o nome já diz, é composto por folhagens naturais e são fertilizadas e regadas por processos automáticos por meio da Hidroponia;
2. Artificial: parede criada com plantas e flores de materiais como seda fina e poliéster, assim criando maior realismo e menos preocupação com a manutenção;
3. Artificial preservado: não precisando de irrigação, essa técnica consiste em plantas que foram desidratadas, mas que passam por um processo para que fiquem com o aspecto natural.
4. Musgo Moss: contendo 16 variações de cores (10 clássicas), esse musgo de forma arredondada dispensa manutenção constante.
Além de deixar um cantinho da casa ou do escritório com mais vida, alegria e sofisticação, as paredes verdes possuem benefícios que vão além da estética: são ótimos isolantes térmicos, deixando o ambiente mais fresco, mesmo que seja na parede externa do prédio, assim combatendo as ilhas de calor.
Além disso, ajudam na redução da poluição sonora, na melhoria da qualidade do ar, na redução de estresse e contribuem para o equilíbrio do ecossistema: atraindo abelhas e outras espécies dependendo da planta.
Já quando se trata da parte visual, possuem o poder de maximizar espaços: arquitetos geralmente usam para dar uma nova cara a uma parede que pode estar ali, “sem sal”, seja num banheiro, sala ou muro, por exemplo.
Também é uma ótima opção de quem mora em apartamento e não tem tanto acesso à natureza, como nas grandes cidades.
Para fazer a instalação, existem diversos tipos de estruturas para comportar a técnica, tudo depende do tamanho e do orçamento.
Elas podem ser em forma modular e de plástico, de vasos e treliças, blocos de cerâmica ou pré-moldados. É necessário também prestar muita atenção se o suporte escolhido é ideal para folhagens com raízes grandes.
A rega ocorre com um sistema de irrigação onde na vertical, é inserido um tubo com ramificações na horizontal. Nesses “canais” existem furinhos que gotejam água nas plantas.
Já as plantas a serem escolhidas dependem se onde será instalado tem pouca ou muita luz, se encana muito vento (o que pode quebrar alguns tipos de plantas).
Quando é optado pelo estilo natural, é e em ambientes com pouca incidência de luz (internos, por exemplo) são indicadas: samambaia, singônio, dinheiro-em-penca, asplênio, véu-de-noiva, entre outras.
Já quando é externo, com mais incidência de luz: orquídea-grapete, aspargo-pluma, brilhantina, jiboia, barba-de-serpente, colar-de-pérolas, entre outros.
Podemos também valorizar o espaço com Jardim vertical artificial. A ideia é valida e existem alguns pontos muito positivo, tais como, as plantas são sintéticas e não precisam de manutenção, os ambientes internos e externos podem ser expostos ao tempo, sol e chuva, possível transposição de local, não sofre infestação de insetos, é de fácil limpeza, sem sujeira e tem durabilidade de mais de 10 anos e são plantas muito aproximadas do natural.
Se você se interessou por esse estilo de jardim vertical artificial, a equipe da VERTICALIZE JARDIM pode te ajudar. Quem sabe um novo projeto aparecendo?É importante destacar que a ajuda de um profissional é sempre muito válido, isso pelo fato desse profissional conseguir através dos seus conhecimentos trazer compor um espaço harmonioso e agradável que dê a sensação de bem estar, sendo em casa, apartamento ou no ambiente de trabalho.
Quer mais dicas para tornar seu cantinho ainda mais especial? Continue navegando em nosso blog.
Fontes imagens: PINTEREST
Deixe um comentário