O que é um projeto luminotécnico?
23/07/2019
Dicas para a vistoria de apartamento novo
08/08/2019
O que é um projeto luminotécnico?
23/07/2019
Dicas para a vistoria de apartamento novo
08/08/2019

3 erros mais comuns em reformas de apartamentos

Naqueles programas de reforma que passam na TV a cabo, tão populares hoje em dia, fazer uma reforma parece ser coisa simples. Os problemas são resolvidos rapidamente e a obra é entregue em tempo recorde. Mas, na realidade, não é bem assim.

Reformar requer muito trabalho e atenção a uma série de detalhes. Qualquer errinho pode ser fatal. Uma boa obra começa com um bom planejamento. E a falta dele costuma ser o equívoco mais comum.

Planejamento é essencial

Quando pensamos em reformar um apartamento, por exemplo, já vamos logo imaginando tudo o que vamos fazer, o que vamos mudar, as cores da parede, etc. Mas, essa empolgação toda pode trazer muito problema se não estudarmos bem cada detalhe. Por isso, planejar bem é o começo de tudo. E isso vai desde a definição do orçamento disponível até a cor das paredes da casa.

O não planejamento leva a outro erro bem comum: a falta de profissionais qualificados. Um arquiteto ou engenheiro, além de falar exatamente o que pode e não pode ser feito e ajudar na questão da liberação e da autorização da obra, pode apresentar um projeto executivo, listando os elementos necessários para a execução da reforma, outro item que normalmente deixamos passar.

Além disso, esses profissionais, normalmente, já trabalham com uma equipe de confiança, o que pode facilitar o andamento do projeto. Bons profissionais são uma dor de cabeça a menos. Então, não cometa o equívoco de contratar um pedreiro, por exemplo, sem ter nenhuma referência do trabalho dele.

Normalmente, não damos atenção a isso, mas os prédios têm uma série de regras quando se trata de obras. Na maioria das vezes, começamos a mexer no apartamento sem saber o que é permitido pelo condomínio. Hoje em dia, o morador deve notificar o síndico e entregar um plano de reforma e uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou um Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), devidamente assinado pelo engenheiro ou arquiteto contratado.

Preste muita atenção nas regras para alteração de fachada do prédio. Um simples fechamento de uma sacada ou a instalação de uma persiana na varanda devem seguir as normas previamente impostas.

E veja como funciona a retirada de entulhos. Alguns edifícios estabelecem regras e horários para que se possa descer com o lixo acumulado.

Definindo o orçamento

Os gastos costumam ser o primeiro item da lista de quem está prestes a começar uma reforma. Mas, é bem comum que os valores acabem dobrando no meio do caminho. Por isso é tão importante saber a quantidade certa de cada material e o que precisa ser comprado.

O uso de material inadequado ou de baixa qualidade pode gerar mais gasto e problema, além de atrasos, assim como material insuficiente. Além do trabalho de ter que comprar tudo de novo, você ainda corre o risco de não achar o piso exatamente igual ao que já adquiriu, por exemplo.

Mesmo que a lista seja passada por um profissional de confiança, é sempre bom se lembrar de reservar uma quantia extra para a obra, já que é bastante comum encontramos alguns percalços no meio do caminho.

Falando em percalços, pode parecer bobeira, mas não deixe de dar a devida atenção na escolha da tinta de cada cômodo. Não cometa o erro de escolher apenas pela tela do computador. Lembre-se sempre que lá, a cor pode parecer bem diferente. A dica é pedir amostras e testar nas paredes para ver se na luz do dia a cor é aquilo que realmente queria, afinal, depois de pintada, você vai ter que olhar para ela durante muito tempo.

Um olho na elétrica, outro na hidráulica

Por último, mas não menos importantes, são as questões elétrica e hidráulica. Vai querer mudar alguma tomada de lugar? Ou vai acrescentar em outras paredes? Então, planeje o local e a quantidade em cada ambiente e deixe tudo bem explicado e combinado com o pedreiro. Decidir isso no meio da obra, outro erro que acontece muito, ou deixar nas mãos dele essa decisão, pode não te deixar muito satisfeito. Confirme a potência elétrica da casa, para não colocar aparelhos além da capacidade do local, e se for precisar de saída para ar condicionado, já deixe isso acertado.

Pode parecer uma coisa básica, mas nem sempre quem está trabalhando na sua reforma checa o escoamento da água. Portanto, não deixe de confirmar se o caimento do chão leva corretamente ao ralo. Já imaginou, depois de todo o trabalho, ver poças se formado pelo apartamento? Veja também se a tubulação não precisa ser trocada e se vai ser necessário encanamento para água quente.

Quer evitar vazamentos? Então, impermeabilize banheiros, cozinha e todas as áreas onde a água corre solta, ou seja, as áreas molhadas. Confira se os rejuntes foram bem feitos e se não tem nenhuma umidade que possa provocar infiltrações e mofo nas paredes e nos pisos.

São pequenas coisas que normalmente deixamos passar, achamos que não precisamos lidar com elas, ou pelo simples fato de não termos conhecimento adequado. E elas podem transformar o sonho da reforma em pesadelo. Evite cometer esses erros básicos, liste as prioridades, converse com profissionais indicados, acompanhe o passo a passo da obra e fique por dentro de todas as etapas dela e do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parallax background
×